terça-feira, 27 de julho de 2010

Um pouco de Baudelaire, por favor! rs

"É preciso estar sempre embriagado. Eis aí tudo: é a única questão.

Para não sentirdes o horrível fardo do Tempo que rompe os vossos ombros e vos inclina para o chão, é preciso embriagar-vos sem trégua.

Mas de quê? De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira. Mas embriagai-vos.

E se, alguma vez, nos degraus de um palácio, sobre a grama verde de um precipício, na solidão morna do vosso quarto, vós acordardes, a embriaguez já diminuída ou desaparecida, perguntai ao vento, à onda, à estrela, ao pássaro, ao relógio, a tudo que foge, a tudo que geme, a tudo que anda, a tudo que canta, a tudo que fala, perguntai que horas são; e o vento, a onda, a estrela, o pássaro, o relógio, responder-vos-ão:

“É hora de embriagar-vos! Para não serdes os escravos martirizados do Tempo, embriagai-vos: embriagai-vos sem cessar! De vinho, de poesia ou de virtude, à vossa maneira”.

[Baudelaire]

domingo, 25 de julho de 2010

Contexto

São quase quatro horas de um novo dia
E o despertar já ocorreu há muito tempo...
Mas despertar pra quê?
Despertar pra quem?
Despertar por quê?

Reluto em afirmar que foi em vão meu sacrifício,
Em admitir que os desertores foram sábios,
Em assumir minha parcela de burrice,
Que a estupidez foi a senhora destes anos febris

Coroa de espinho,
Cruz de chumbo
Alguém se feriu recentemente...

E o alvorecer agora é inevitável
Mas a rotina trouxe insegurança e medo...
Estáticos os cegos do palácio
À espera de um milagre que os 'salve'

Mas salvação de quê?
Salvação de quem?
Salvação quem sabe de nós mesmos...

Oposto (o posto)

Procurando alguma fuga imediata,
Alguma fórmula instantânea pro prazer,
Algum remédio pra afastar toda essa dor
Ou solução caseira oposta ao casual...

Pois é,
Mas o que há?
Existe algo mesmo diferente do normal?
Existe alguém que entenda que o normal nem sempre é bom?

Um dia desses, alguém vai usar...
Um dia desses, alguém vai suar...
Na ânsia de ocultar a sua cura,
Alguém 'acrosticou' de boa:

Loucura inebriante e natural
Sonhavam com os lugares mais bonitos
De vez em quando eram reis do mundo...

Consultei o google maps pra encontrar
O endereço do inferno
Pra passar longe e voar (pro oposto mais distante)
- pro oposto mais distante

sexta-feira, 23 de julho de 2010

Ele voltou (vol. 2)

"E novamente ele chegou com inspiração
Com muito amor, com emoção,
Com explosão e gol
Cativando a torcida..."
(trecho de Fio Maravilha)


O trecho citado acima originalmente é em homenagem a um jogador de um time pequeno aqui do Rio de Janeiro, porém já foi adaptado para uma referência ao nosso Túlio Maravilha e serve para ilustrar o futebol do nosso Mago.

Ele voltou e com ele a magia, o encanto, o drible, a habilidade... De corpo franzino, porém de talento robusto. Quem quer dançar? Um pra direita, um pra esquerda e o marcador nem viu (ah, Juan... rs).

Agora, aguenta!

Canta, torcida: Maicosuel !!!!!!

'E ninguém cala esse nosso amor
E é por isso que eu canto assim:
É por ti, FOGO...'

Palavras de um sábio...

O Síndico já dizia: "Esse país não pode dar certo: Aqui, puta se apaixona, cafetão sente ciúmes e traficante se vicia..."

segunda-feira, 19 de julho de 2010

2001 - O ano que não terminou...

Logicamente houveram outros anos especiais em minha vida, porém meu saudosismo remete à época da escola, quando conheci o verdadeiro sentido da palavra 'amizade'.

Em 2000, chegamos ao Olinto e nos deparamos com novos rostos e mentalidades. Cada um ali tinha seus propósitos, anseios, medos ou formas de ver a vida. Confesso que, apesar de ter conhecido pessoas inesquecíveis (Luís, Elliot, Deyvson, Gustavo, Leandro, Marina, Carol etc), não foi o ano que mais marcou, sabe?

Em 2001, houve a mescla: amigos antigos (William e Pedro), com amigos recém-chegados (Igor) e os 'novos phodástikos' (Felipe, Alberto, Leandro e Carlos Henrique). E ainda tínhamos a companhia de outros doidos, como Bruno, Thiago Dutra, Rodrigo, Irwin, Daniel, Paulo César, Presuntinho e o mais doido de todos: Nilvan! Várias suspensões, porres homéricos, chifres trocados, brigas, comerciais de TV (Bronzeator 2001), baralho embaixo da Linha Amarela e zoações por todo o Rio de Janeiro. Tudo isso era a FACÇÃO.

Já em 2002... Ah, infelizmente fomos separados pela diretora ditadora, mas preservamos todo o nosso instinto aventureiro e provocador. O caos só passou a existir em todos os cantos. E vestibular era o c... (pííííí). Hahaha

Graças a Deus, não nos afastamos por completo e esporadicamente nos reuníamos para rir, beber e jogar sinuca. Somos felizes quando estamos juntos e me sinto completamente imune à toda essa alienação coletiva e baboseiras em geral. São instantes nossos longe do mundo e leais à nossa essência. Os picas-da-galáxia, como sempre fomos. A casa dos pais do Fepo passou a ser o nosso QG, a nossa igreja. E nossas conversas varando a madrugada eram nossa redenção.

Durante algum tempo, cheguei até a pensar que não iríamos mais nos reunir como um todo, mas quarta-feira passada renovou minhas esperanças... Tudo é possível e eu amo esses canalhas por saber que, contrariando o tempo e a razão, 2001 foi o ano que NUNCA terminou:

 

sexta-feira, 16 de julho de 2010

Inimigo íntimo, amigo leal

Acredito não ser mera coincidência ser este o meu 50º post... rs

Poucos metros quadrados... Este é o meu território. Andando sempre em círculos, eis o ponto no qual cheguei. Antes de me envergonhar, até um certo orgulho paira no ar. Não me divorciei, não pago pensão, não brigo como ninguém para jogar o meu futebol nas manhãs de sábado ou tomar um porre às sextas. Tanto tempo perdido tentando ser o dono de tudo até perceber que a posição de expectador é bem mais conveniente. Resolvi deixar as coisas rolarem um pouco e assistir de camarote à destruição em massa a que todos fomos condenados: o universo Tyler

Neste cubículo, recebo visitas íntimas, digo eu te amo para corpos temporários a algumas vezes recordo seus nomes. Trinta dias em casa e a compreensão de que não somos muito mais do que ratos de laboratório, uma espécie de experiência milenar. Agora que já decifrei todos os caminhos possíveis do labirinto, minha única missão é ludibriar os cientistas de colarinho branco, aparentando uma certa dificuldade, afinal não teria mais utilidade e desfrutaria de minha vida sem preocupações se fosse expert em seu jogo.

Não somos o que vemos ou o que projetamos. Nossa visão é bem distorcida e manipulada para, ora otimistas e positivos, ora pessimistas e depreciativos, variarmos da prepotência à depressão, nos locomovendo em um trem desgovernado e repleto de nitroglicerina: um vício só não basta, o compromisso em si não basta. Mas o que basta? O que importa?

Do meu quarto, do meu sonho em horário impróprio, do alto da minha perversão sexual e minha aversão à vida estável e ao matrimônio, em que contexto me encaixo na conjuntura atual? Será que ainda morro de uma overdose social?

Eu sou a rachadura em seu espelho, a puta que te pariu, sem chagas, nem nada. Apenas com o ódio herdado de gerações impuras. Sou você em sua essência mais cruel... Prazer, inimigo íntimo, amigo leal.

terça-feira, 13 de julho de 2010

Especulações... (tô me cansando mesmo disso)

Ambiente totalmente obscuro e você tateia, tateia... mas não chega a lugar algum, completamente perdido que está. Nada mais do que ouve é confiável, apenas especulação. Antes, em um passado inacreditavelmente recente, você teria motivos pra rir de todo esse pânico coletivo. Agora, não!
As conversas são aos cochichos, as caras já cansadas, mas não de sono, e sim de estresse. Todos preocupados com o futuro, ninguém tem certeza de nada e aqueles que poderiam esclarecer algo subiram em um pedestal que construíram há tempos com seus egos de merda e uma imparcialidade covarde e mentirosa. Reuniões viraram sinônimo de conchavo, conluio, imprevisibilidade, deduções... O mais sábio é manter-se afastado de tudo isto, mas as contas continuam chegando e, mesmo para quem fez uma reserva, uma hora o dinheiro vai acabar... mas e a ficha, quando irá cair? Quando aqueles que fizeram desta provável vida feliz um comercial de margarina enxergarão que tudo à sua volta não passava de uma farsa? Desde o nome, o logotipo, as propagandas até as canetas, os broches, as notas de incentivo ou depreciação: tudo encenação.
Na verdade, 'eles' nunca foram quem pareciam ser e lentamente você também deixou de ser. Seus amigos não são mais os mesmos, você foi adotado por uma espécie de família Soprano e seus sonhos (ou pesadelos) mais parecem um filme de Tarantino, tamanho o sangue derramado.
Os grandes projetos, o tal do reconhecimento e aquela promoção que nunca chegou (sempre pra próxima, afinal é preciso esperar um tempo que parece valer só pra você) deram lugar a um bocejar a cada notícia idiota, a cada novidade manipuladora. Você passou a ser irônico, debochado, mãos para trás e saudação ao público, seus antigos colegas, hoje apenas personagens de uma peça que parece não ter direito a um final feliz. Mas é aí que está o erro, sabia? Pois é...
Apesar de não encontrar o interruptor ou o esclarecimento que tanto procura enquanto leva tombos enquanto persiste em sua saga por esse salto de fé, acredite: o grand finale só depende de você!

A esperança é uma coisa muito perigosa de se perder.

domingo, 11 de julho de 2010

Cazuza, Calcanhotto, Teleporto e... ops! rs

Segunda-feira, dia 12 de julho de 2010, cerca de duas da madrugada. Acabo de ouvir 'Mulher sem razão', mais uma obra-prima do Cazuza, mas na versão da Adriana Calcanhotto, isso quando ela não incorpora a 'Partimpim', é claro. De toda maneira, lembrei de quando comprei pela primeira vez um álbum do Cazuza, e foi justamente 'Burguesia'. Daí dois fatos curiosos: justamente o álbum no qual ouvi a música pela primeira vez e o último álbum dele. Namorando um pouco o saudosismo, tentei puxar pela memória como minha vida estava naquela época e qual não foi minha surpresa ao me dar conta de que não importam os cálculos que eu faça, ela sempre estará ligada ao meu passado?

Era outubro de 2004, eu havia trancado a faculdade pois não estava conseguindo conciliar ou era preguiça mesmo, não lembro bem. O que eu me lembro é que recebia R$380 por 6 horas diárias na Atento, ingressando em um dos trabalhos mais monótonos da minha vida, mas no qual conheci algumas pessoas incríveis e extremamente interessantes. Delas, apenas algumas permaneceram em minha vida, como meu irmão Luís Cláudio, Fernanda, Taís e Leandro. Outras, infelizmente, se afastaram com o tempo, como Laisa, Fernando, Alan, Aline, as Natálias, Glaucia, Daniele, Santilino, Luciano, Ana, Ricardo e ela...

Eu era apenas um garoto e ela já uma mulher em vias de se casar, cheia de planos e atitude. Como a minoria inteligente, estava ali apenas temporariamente... Não a vejo mais como antes, mas sempre me lembrarei dela como a pessoa a quem mais amei na minha vida.

Resumo da 1ª semana pós-férias...

Bem, eis que já se passou uma semana desde meu regresso à Ilha...

Apesar do desconforto e da insegurança geral à minha volta, para mim, já tão acostumado à balelas e mentiras, nada muda.

Agora, novos conchavos são feitos e novos nomes são alçados à grandiosidade.

Será que ninguém percebe que estamos sendo punidos por erros do passado?

Eu sei qual foi o meu, mas e 'eles'?

Senhor, perdoa essas crianças estúpidas, pois eles não sabem o que fazem, mas fazem para subir em um lugar que já está lá embaixo... hahahahaha

Ah, alguém aí notou que o WallMart está em primeiríssimo lugar na lista das melhores empresas do mundo? Confiram:

(http://economia.uol.com.br/ultimas-noticias/redacao/2010/07/08/walmart-lidera-ranking-das-500-maiores-empresas-do-mundo.jhtm)

sexta-feira, 9 de julho de 2010

Na real?

já ergui muitos castelos baseados em mentiras,
já cumpri falsas promessas que fiz só pensando em sexo,
já atendi o telefone pra satisfazer meu ego,
já corrompi sentimentos, com ironia e por prazer

eu sei, eu sei...
isso não é certo
mas é que é tão difícil ser leal

o engano é proposto como uma solução
e as palavras que são ditas visam evitar a dor

então, o culpado sou eu?
sabe? eu acho que não...
inclusive, acredito que devem me agradecer:

por ser gentil e solidário

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Bandeira Branca

Hoje, sem querer, liguei pra ela... De uma forma inexplicável, quase tudo como antes: a mesma cumplicidade, a familiaridade com o seu riso solto e, acima de tudo, a franqueza que sempre fez parte do nosso relacionamento. Me peguei contando as minhas novidades e ouvindo as dela. De repente, quando me dei conta, já haviam se passado horas. Agradáveis, posso afirmar. Não houve qualquer menção à uma possível volta, não cogitamos tal hipótese, porém não fomos hipócritas em tentar profetizar o amanhã. Apenas conversamos, nada mais. Falamos como amigos que sempre fomos, desde muito antes do primeiro beijo, da primeira transa, do primeiro 'eu te amo' dito, embora muito antes já sentido.

Hoje, sem querer, liguei pra ela... Ainda bem!

Menos um fantasma em meu peito e bandeira branca da paz.

Hoje, eu me dei uma trégua.

Moleque

"Pois então, seu doutô... Que fique assim bem resumido e, portanto, claro: eu sô muleke, sim sinhô!"

Sei que lutei muito contra o termo, mas já não posso disfarçar: sou moleque mesmo. Me estabano todo na vida, porém com a certeza de que sempre o faço pensando no que vai me divertir ou empolgar mais. Se não pensei ainda com muita responsabilidade é por talvez ser irresponsável... E quer saber?

Eu adoro ser assim !!!!!

Se ame!

domingo, 4 de julho de 2010

Chegou o dia... ou tá chegando a madrugada, né? rs

Aff...

Infelizmente chegou o dia de voltar das férias. À meia-noite em ponto recomeça a saga de um ser pensante em um ambiente inerte. Apesar de já começar a me arrumar pra ir pra trabalhar, pela primeira vez sigo mais leve pois finalmente tive férias de verdade. Curti bastante, bebi proporcionalmente, ri muito, aprendi pacas, me desliguei de tudo o que me incomodava e me permiti ser otimista. E é com esse pensamento que volto à Ilha.

Não sei o que encontrarei lá, embora desconfie (já que quase nada muda por lá mesmo...). De toda forma, me sinto cada vez mais preparado para dar o passo que falta pra mudar minha vida de uma vez por todas. Vejamos como as coisas se desenrolarão, então!

Ce la vie!

A paz!

sexta-feira, 2 de julho de 2010

Esqueçam a laranja! Eu prefiro os melões... O que é Larissa Riquelme, gente?!

Não quero desmerecer a vitória holandesa, a mão heróica de Suarez, a genialidade 'loca' do Abreu, mas é que cheguei agorinha e ia começar a ler meus emails quando um em particular me chamou a atenção: 'Prazer, Larissa!'

Cliquei na hora e qual não foi minha surpresa ao ver que era somente uma foto (abaixo compartilhada) da musa da torcida paraguaia... Se levarmos em conta a promessa dela de ficar nua em caso de avanço do Paraguai às semi-finais, creio que nossa torcida será em peso para eles, não? rs


quinta-feira, 1 de julho de 2010

O (verdadeiro) sucesso

Hum, vejamos... Por onde começar?

Eu acho que já sei mas, se eu estiver errado, de alguma forma completamente inexplicável, a mensagem será lida, absorvida e compreendida por quem é de direito, até mesmo o autor aqui.

Qual o seu objetivo no mundo? Quais os seus sonhos? Quais as suas metas, ideais, aspirações, planos? Agora, aí vai a pergunta que mais importa no momento: QUAL A SUA DEFINIÇÃO PARA A PALAVRA 'SUCESSO'?

Hei, não vale consultar o dicionário! Algo me diz que a família Buarque de Hollanda não poderá te ajudar desta vez.

Se não entendeu ainda o motivo da pergunta, eu vou tentar te ajudar, ok? Eu não ganho nada escrevendo isso, nenhum anjinho vai descer do céu e me dizer que estou salvo somente por postar esse texto no meu blog. Mas, por algum motivo ainda desconhecido, sei que é preciso fazer isso. Parei pra pensar sobre o meu conceito de sucesso agora de tarde e aposto que poucos de vocês pararam pra pensar a respeito de uma forma franca e objetiva, estou certo? Então, lá vamos nós. Cada um faça a sua interpretação do texto e tire suas próprias conclusões. Nunca tive o hábito de falar pelos outros, talvez por nunca me ver como um líder. Falo por mim sempre mas, como sempre gostei de ouvir e prestar atenção, acho importante expôr minhas idéias pra ver se alguém tira algo útil delas. Quem sabe alguém não consiga achar alguma resposta que esteja procurando. Não uma verdade absoluta pois tudo é relativo e ninguém é melhor do que ninguém, mas um caminho. É em busca disso que estamos: um caminho para nossa evolução; para o nosso autoconhecimento.

E você aí, hein?! Já parou para pensar sobre o seu papel no mundo? Você sabe que tem algum papel no universo, não? Ou será que é tão incrédulo que não acredita nem mesmo em você? Espero que não...

Agora responda francamente! Você é um sucesso ou... um fracasso?

Durante muito tempo, gastei minha energia e fui dominado pela raiva e pelo ódio, batendo de frente com tudo e todos ou deixando que apontassem o dedo para mim e me dissessem quem eu sou ou o que poderia fazer. Sempre 'eu contra o mundo', era o que eu achava. Mas vi que era 'eu contra eu mesmo' e me frustrei um pouco ao compreender isso. Não existem fórmulas perfeitas para acharmos a felicidade. Alguns buscam compensar suas fraquezas se apegando a mentiras, drogas, ilusões ou culpando a terceiros por nossa própria incompetência em amarmos quem de fato somos. Para não aceitarmos que falhamos, muitas vezes mudamos o foco para o trabalho, casamento, igreja, nos dopando de filosofias ou alienação. Não me entendam mal, pois não estou criticando nenhuma destas instituições. Muito pelo contrário, aliás. Se você estiver empenhado em uma delas pelo motivo correto, sem problemas. Vá em frente e seja feliz! Agora, se está fugindo do momento em que terá que encarar quem você é, ou se tornou, de verdade, sinto muito: você está perdendo tempo! Não vai encontrar resposta alguma pois está procurando, não no lugar, mas provavelmente no momento errado.

Já cometi muitos erros, mas não é de absolvição que estou à procura. É de compreensão. Quem sou eu? Quem é você?

Cheguei à conclusão de que não sou perfeito, portanto me livrei de um peso desnecessário e não preciso provar nada para ninguém, exceto para mim. Preciso provar que posso, se não realizar,  ao menos lutar ao máximo por tudo aquilo em que acredito. Preciso me orgulhar em ser quem sou, não em quem poderia ser ou em quem as pessoas querem que eu seja. Minha bula somente eu posso ler e, apesar de ser opção minha mostra somente o que eu quiser, prefiro expôr inteiramente quem eu sou, doa a quem doer, haja o que houver. Compreendi que lutar não é brigar, mas defender quem você é e atacar quem você não quer ser. O sucesso é ser você mesmo, mas é preciso descobrir quem você é. Sei que não é fácil agir com sinceridade em um mundo no qual os seres humanos vivem em uma guerra sem fim uns contra os outros, mas nada paga a consciência tranquila de um repousar no travesseiro e um olhar sincero no espelho.

Chore, se precisar; ria, se tiver vontade; grite, se achar conveniente; sonhe, mas não se perca!

O segredo do sucesso passa por um coração sincero, sobretudo consigo mesmo. O segredo do sucesso é VOCÊ.

Portanto, acredite em mim, pois falo por experiência própria:

NINGUÉM, EXCETO VOCÊ MESMO, PODE IMPEDIR O SEU SUCESSO!